Em um mercado altamente competitivo, estabelecer uma presença significativa e sustentável é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
A importância do marketing, vendas e branding em conjunto, destacando como esses três esforços mercadológicos podemos trabalhar em sinergia para apoiar o crescimento e a lucratividade de uma empresa.
Fazendo uma leitura reversa: A VENDA é a ETAPA FINAL do ciclo de negócios, onde o objetivo é transformar leads em clientes pagantes. A venda com o seu processo de persuadir e convencer os clientes a adquirirem um produto ou serviço. Para isso, é essencial compreender as necessidades dos clientes, apresentar soluções relevantes. É aqui que entra o cara chamado MARKETING.
O marketing com seu conjunto de estratégias e ações utilizadas para promover um produto ou serviço e atrair clientes PARA A VENDA.
Para se vender num mercado competitivo, precisa do marketing e não existe marketing sem pesquisa, não existe marketing sem um posicionamento de mercado, não existe marketing sem uma segmentação de público e definição de objetivos. VENDA sem MARKETING é só tirar pedido de balcão, e MARKETING sem VENDA, é só comunicação sem “ambição” de conversão. Então essa dupla tem sinergia total.
E por último, porém deve ser trabalhado primeiro e de forma perene, uma vez que BRANDING não é projeto, branding é cultura, branding é atemporal, branding deve ser trabalhando de forma top down e de dentro pra fora. O branding entra nesse trio como o processador de uma construção e gestão da marca. Envolve a criação de uma identidade única e distintiva, que representa os valores, a personalidade e a imagem desejada pela empresa.
É bem comum se confundir branding com criação de logotipo ou design visual, esse cara vai muito além disso. Ele englobando a forma como a marca se comunica, como é percebida pelos clientes e como se diferencia dos concorrentes e como será tangibilizado a magia e os valores que esse logotipo ou esse design da empresa quando impactados por alguém vai tocar o coração e a mente dessas pessoas.
O que o coração sente, os olhos vêem – isso faz o branding.
O marketing não substitui a venda, assim como o branding não substitui o marketing, eles se completam e se fortalecem para uma estratégia de sucesso de marcado.
Leo Lourenço
marketing e educação.