No mundo cada vez mais competitivo dos negócios, o marketing desempenha um papel fundamental na conquista e fidelização de clientes. Sempre falo em minhas palestras e bate papo, “a marca que não promover experiencias reais de consumo, ficarão fadadas ao fracasso e serão mais das mesmas”. E o marketing e a cultura de branding têm esse papel de fazer com as pessoas possam experienciar o que você e sua marca produzem e se tornarem leias a sua marca.
Mas antes de falar de marketing sensorial que é uma das facetas do marketing, é sempre importante contextualizar e introduzir o que é marketing, entendo que assim fica mais fácil de entendermos determinada faceta, desse importante esforço mercadológico que é o marketing.
O marketing para muitos, se limita à promoção de produtos ou serviços. No entanto, o marketing vai além disso, muito além disso. É uma disciplina multifacetada que visa criar conexões emocionais e memoráveis com o público-alvo. E uma das estratégias mais eficazes para alcançar esse objetivo é o marketing sensorial. Poderia escrever um livro aqui sobre centenas de milhares de definições sobre marketing, mas vamos ficar com esse racional que é tem o poder de criar conexões emocionais e memoráveis. Já que estamos falando de marketing sensorial.
O marketing sensorial se baseia na ideia de que os seres humanos não tomam decisões de compra apenas de forma racional, mas também por meio de estímulos sensoriais. A visão, audição, olfato, paladar e tato desempenham papéis cruciais na forma como compramos e experimentamos produtos, serviços e marcas.
A (visão) é um dos primeiros sentidos que é explorado. Designs e embalagens podem transmitir uma identidade visual única e despertar emoções no consumidor, os criativos nas redes sociais, o seu site, a fachada da empresa, as campanhas de tráfego pago e muito mais têm esse poder.
Da mesma forma, a (audição) desempenhando um papel importante, seja por meio de jingles marcantes, sons ambientes em lojas físicas ou trilhas sonoras envolventes em vídeos promocionais ou publicitários. Lembre-se sua marca fala, isso mesmo, ela fala!
O (olfato) também tem um efeito poderoso no cérebro e nas emoções. O cheiro de uma loja, de um produto ou até mesmo de um cartão de visita pode despertar lembranças e associações positivas, influenciando a percepção e o comportamento do consumidor. Já pensou em você produzir em um laboratório químico o “cheiro da sua marca”? “Ah Leo, mas eu não vendo produto, apenas serviço intangível”. Mas você pode adicionar o cheiro da sua marca no folder, na pasta de contrato, no cartão de visita, no mimo que você entregará para o cliente, já pensou nisso? Você pode usar mecanismos para que além da visão e da audição, o seu cliente lembre de você através do olfato “do cheiro da sua marca”.
Da mesma forma, o (paladar) também pode ser explorado em estratégias de marketing sensorial, especialmente em setores como alimentação e bebidas, onde a degustação e experiências gustativas podem criar conexões duradouras com a marca. Mas trago o mesmo raciocínio que mencionei acima sobre o olfato, “Ah Leo, eu não trabalho com produto, muito menos na indústria de alimentos”. Tudo bem, você é da indústria de TI, por exemplo, tudo certo!
Mas você pode levar seus clientes em potencial para um almoço ou jantar de negócios semestralmente ou em um período adequando para você. E este cliente ao ver, voltar ou lembrar do restaurante em questão, certamente lembrará da sua marca e daquele dia marcante. Você pode promover uma experiência como um café da manhã de negócios dentro da sua empresa ou em um local terceiro, mas este local tem que ter conexão com que você faz e com sua marca.
Neste café de negócios, além de oferecer um cardápio realmente delicioso e com requinte, pode e deve agregar com uma palestra marcante, um mimo que ele possa usar no dia a dia, ele sempre lembrará daquele café da manhã e consequentemente da sua marca.
Por fim, não podemos esquecer do (tato), que envolve a textura, a sensação tátil e a ergonomia dos produtos. A maneira como um objeto ou embalagem se sente nas mãos do consumidor pode influenciar a percepção de qualidade e atratividade. Aí você tem o céu como limite, faça com que o seu cliente toque no seu produto, mesmo que ele seja um serviço intangível. Use da criatividade, use de inteligência mercadológica para ele sempre lembrar de você através dessa opção sensorial.
Com toda certeza concordamos que o mundo está cada vez mais saturado de mensagens de marketing e muitas delas sem sentido algumas marcas usam com excesso de remarketing oriundo do tráfego paga, algumas cidades com excesso de outdoor, ou placas publicitárias, enfim. Pois muitas marcas apenas lembram ou usam de apelo de comunicação aqueles mecanismos que atenda apenas um dos seus sentidos, ou seja, a visão, e esquecem das outras tão importantes.
E o marketing sensorial se destaca como uma abordagem eficaz para captar a atenção do consumidor e criar conexões duradouras e marcantes. Ao explorar os sentidos de forma estratégica, as marcas podem despertar emoções, gerar lembranças positivas e conquistar a fidelidade do público-alvo. Entender a importância do marketing sensorial e usá-lo de maneira criativa e dinâmica pode ser o diferencial que impulsiona o sucesso de uma empresa na era da experiência do consumidor.
Concordo que pensar em marketing sensorial como ativo estratégico diário, requer um trabalho um pouco mais complexo do que por exemplo, criar um post no Instagram ou um spot na rádio, mas repito, se sua marca não entender que criar conexões através de experiências reais de consumo, ela ficará fadada ao ostracismo mercadológico.
Então seu departamento de marketing tem que começar a pensar nessas alternativas que não são novas, existem desde que o mundo é mundo, mas são pouco exploradas e trabalhadas no cotidiano dos negócios.
Leo Lourenço
marketing e educação